
- MENU
- Busca de Franquias 2025
- Guia de Fornecedores
- Guia de Franquias ABF
- Números do Franchising
- Falando de Franquias
- Histórias Reais do Franchising
- Artigos de Franquias
- Vídeos de Franquias
- Notícias das Franquias
- Fale Conosco
- SITES DA ABF
A presença feminina já é maioria nas redes franqueadoras, cuja participação passou de 46% para 57%, uma alta de 11 pontos porcentuais na amostra, entre 2015 e 2024
O empreendedorismo feminino tem ganhado cada vez mais espaço e relevância no Brasil.
De acordo com o mais recente estudo da ABF – Associação Brasileira de Franchising (ABF), as mulheres já são maioria nas redes franqueadoras, cuja participação passou de 46% para 57%, uma alta de 11 pontos porcentuais na amostra, entre 2015 e 2024.
O levantamento também indica alta da presença feminina nos cargos de liderança das empresas franqueadoras, de 19% para 29% no período analisado.
O modelo de franquias proporciona suporte, estrutura e segurança para quem deseja empreender.
Neste mês de março em que se comemora o Dia Internacional da Mulher é fundamental valorizar histórias inspiradoras de empresárias que se destacam no franchising e conquistaram financeira e mudado realidades.
Abaixo seguem quatro mulheres que são realidade neste cenário.
Enquanto Betânia se destaca na gestão de múltiplas unidades, Roberta e Gabriela encontraram um modelo inovador para a moda consciente, e Adriele fez da odontologia um meio de transformar vidas.
O sucesso dessas mulheres reforça o poder feminino no mercado e a importância do franchising como um caminho seguro e estruturado para o empreendedorismo.
A trajetória de Betânea Souza Mesquita, de 54 anos, é um exemplo inspirador de determinação e visão estratégica.
Desde a infância, ela aprendeu a valorizar o trabalho e a independência financeira.
Seu primeiro negócio foi a venda de geladinhos ainda na infância, e desde então, nunca parou de empreender.
Hoje, é multifranqueada da Royal Face, com sete unidades da rede, e equilibra sua jornada profissional com conquistas acadêmicas, tendo concluído sua segunda graduação recentemente.
Além de empresária, Betânea é mãe de dois filhos e acredita que o amor pelo que faz e o suporte de uma rede estruturada são essenciais para o sucesso.
“Trabalhar com a Royal Face é desafiador, mas extremamente gratificante. Amo o que faço”, destaca.
Roberta Dutra e seu marido, oriundos do mundo corporativo, buscaram uma oportunidade de negócio que fizesse sentido para uma mudança de vida.
Ao conhecerem o Peça Rara, rede de brechós que incentiva a economia circular, identificaram um propósito alinhado com seus valores e decidiram abrir uma unidade em Ipanema.
Em um evento da marca, Roberta conheceu Gabriela Ewbank, dentista e empreendedora, que também enxergou no Peça Rara a chance de investir em um modelo de negócio inovador.
Juntas, adquiriram a unidade do Ipiranga, reforçando o potencial do franchising na expansão de ideias sustentáveis.
Para ambas, a fundadora da rede, Bruna Vasconi, é uma inspiração:
“Ela representa uma mulher forte, que sabe o que quer, sempre se renova e compartilha seu conhecimento com os franqueados.”
Aos 41 anos, Adriele Cristina Stein encontrou no franchising a possibilidade de unir negócio e propósito.
Franqueada da Oral Sin há quase nove anos, sua missão é oferecer odontologia de qualidade e acessível.
O desafio de gerir quatro clínicas com mais de 90 funcionários foi superado com capacitação contínua e foco na inovação.
Adriele também equilibra sua carreira com uma vida pessoal ativa, dedicando-se a atividades como pintura e beach tennis.
Para ela, empreender vai além de gerir um negócio: é sobre inspirar outras mulheres a confiarem em seu potencial e perseguirem seus sonhos.
Fonte: DFREIRE Comunicação e Negócios