- MENU
- Busca de Franquias 2025
- Guia de Fornecedores
- Guia de Franquias ABF
- Números do Franchising
- Falando de Franquias
- Histórias Reais do Franchising
- Artigos de Franquias
- Vídeos de Franquias
- Notícias das Franquias
- Fale Conosco
- SITES DA ABF

No mercado há mais de três décadas, Anjos Colchões & Sofás conquista o marco de 300 lojas comercializadas, com presença em 24 estados brasileiros e em países como Paraguai, Uruguai e Chile
Fundada em Capitão Leônidas Marques, no interior do estado do Paraná, em 1990, a Anjos Colchões & Sofás é um verdadeiro case de superação e inspiração.
A empresa criada por Claudinei dos Anjos, começou com a produção de estofados e apenas quatro funcionários e, em 2001 a marca estruturou um complexo que atende atualmente padrões e normas internacionais de qualidade e segurança, gerando mais de 500 empregos diretos e 1800 indiretos.
Em 2007, foi criada a Anjos Franchising, projeto que deu início a Rede de Franquias Anjos Colchões & Sofás, que hoje conta com mais de 300 lojas comercializadas pelo Brasil, Paraguai, Uruguai e Chile, até o momento.
Mas antes de chegar a esse marco, o fundador viu seu negócio virar pó quando tinha apenas nove anos de mercado.
O embrião da empresa, de Capitão Leônidas Marques, interior do Paraná, surgiu após uma reunião na Câmara dos Vereadores de Curitiba, em 1990, durante um evento em que os presentes foram confrontados com a seguinte pergunta: por que não estimular a economia local ao invés de procurar a indústria em outras cidades ou estados?
A história da Anjos Colchões – como era o nome da empresa logo no início – começou há mais de 30 anos quando Claudinei, na época, o jovem pai de família, se inspirou no sogro, Bennur Palaoro, que reformava móveis no fundo de casa, para apostar no mesmo segmento, vencendo as primeiras dificuldades, prosperou. Investiu em vendedores, negociou, contou com ajuda de pessoas da área, participou de feiras e insistiu, confiando que embora o trajeto fosse longo, a vitória de certo chegaria.
No entanto, no meio do caminho que começara a trilhar para o sucesso, o empresário não contava com o que estava por vir: em 1998, uma solda caiu em cima do material plástico e um incêndio de grandes proporções destruiu a fábrica, 70% foi perdido nas chamas.
Diante das cinzas, restou um impasse: persevera ou desiste? A resposta foi instantânea.
Claudinei propôs, então, uma concordata branca com todos os fornecedores: renegociou as dívidas, comprou mais matéria-prima, entregou os pedidos e, no prazo de dois anos, conseguiu equilibrar as contas.
No meio do impasse, o empresário inovou e decidiu começar a produzir colchões também, o que passou a ser o carro-chefe da marca, correspondendo a 90% da produção.
Sua experiência de vida mostra o quão certo o empresário estava.
Mesmo após um desafio de grande intensidade, Claudinei conseguiu alavancar o negócio aos trilhos do sucesso novamente.
E, quando a empresa começou a crescer, veio a ideia de expandir a novos horizontes, mostrando mais um intuito certeiro.
Em 2007, foi criada a Anjos Colchões Franchising, projeto que deu início a rede de franquias da marca.
Não parando por aí, para atender o crescimento da marca, foram criados três complexos fabris, dois em Capitão Leônidas Marques (PR) e um em João Pessoa (PB), gerando mais de 500 empregos diretos e 1800 indiretos.
Com apenas 16 anos, Leonardo dos Anjos deu seus primeiros passos na empresa fundada por seu pai, Claudinei.
Mesmo com pouca experiência, demonstrou aptidão para o negócio e buscou complementar sua formação com uma graduação em Administração de Empresas pela Fundação Assis Gurgacz (FAG), e outros diversos cursos de gestão no Brasil e no exterior.
Inspirado no exemplo do pai, desenvolveu um estilo próprio de liderança, equilibrando tradição e inovação.
Dez anos depois, assumiu papel de destaque em um plano de expansão ousado, que levou a marca para além do Paraná e chegou até Porto Alegre.
Leonardo foi essencial na escolha de gestores, gerentes e equipes alinhadas ao propósito da empresa, fortalecendo a operação em novos territórios.
Seu olhar estratégico também contribuiu para o início da atuação internacional, com a primeira loja no Paraguai inaugurada em 2014.
Em 2020, ano de crescimento expressivo mesmo diante da pandemia, a rede ultrapassou 80 operações e registrou um aumento de 93% no faturamento em junho, além de inaugurar uma loja conceito em São Paulo.
Nesse contexto, Leonardo assumiu o cargo de diretor de franquias com um plano ambicioso: atingir 450 unidades até 2030.
Para Claudinei, a sucessão já está em curso, com o filho pronto para ocupar, em breve, o posto de líder máximo da Anjos Colchões & Sofás.
Reconhecida pelos principais selos do setor, como Excelência em Franchising e Franquia Internacional da ABF – Associação Brasileira de Franchising, além do BConnected 2024 e outros prêmios de mercado, a Anjos Colchões & Sofás conquistou a confiança de franqueados e consumidores em diferentes regiões.
Segundo Leonardo dos Anjos, esse crescimento expressivo se deve a uma combinação de estratégia, suporte aos franqueados e à credibilidade construída ao longo dos anos com todo suporte oferecido pela franqueadora, que é referência em confiabilidade e qualidade, com produtos inspirados em padrões internacionais.
A empresa oferece modelos de negócio com investimento inicial a partir de R$ 450 mil no Brasil e a partir de 140 mil dólares no exterior, para lojas de 200m², com prazo médio de retorno entre 8 e 18 meses.
O faturamento mensal é estimado em R$ 150 mil e 40 mil dólares, respectivamente, as operações atraem investidores que buscam um negócio sólido, com produtos de padrão internacional e alto potencial de retorno.
QUERO MAIS INFORMAÇÕES DESTA FRANQUIA!
Fonte: Markable Comunicação