
- MENU
- Busca de Franquias 2025
- Guia de Fornecedores
- Guia de Franquias ABF
- Números do Franchising
- Falando de Franquias
- Histórias Reais do Franchising
- Artigos de Franquias
- Vídeos de Franquias
- Notícias das Franquias
- Fale Conosco
- SITES DA ABF
O Brasil tem um clima tropical, e esse calorão todo faz com que franquias de sorvete sejam vistas como uma ótima oportunidade para empreender.
Grande parte das nossas cidades estão localizadas em regiões com temperaturas médias ou altas, principalmente durante a primavera e o verão.
Uma das formas que as pessoas encontram para amenizar esse calor todo é consumir produtos frios e gelados como açaí, milk-shake, sorvete e outras sobremesas.
O mercado cresceu nos últimos anos, e mesmo em dias mais frios e no inverno, o brasileiro continua consumindo esses produtos, porque virou um hábito alimentar.
Ter uma franquia voltada à produtos ou serviços que se amparam no calor para obter lucratividade é bastante oportuno.
Porém, por se tratar de um negócio sazonal, é de extrema relevância que o empreendedor se atente a alguns cuidados, principalmente àqueles para manter o nível de rentabilidade também durante as épocas frias do ano.
Se quiser mais informações sobre negócios sazonais, consulte a cartilha do Sebrae sobre dicas para empreendimentos focados em uma determinada época do ano ou, ainda, em algum evento.
De acordo com a Associação Brasileira das Indústrias e do Setor de Sorvetes (Abis), enquanto em 2003 foram consumidos 685 milhões de litros do produto no Brasil, em 2016 esse número saltou para 1,1 bilhão.
Naquele ano, todo o faturamento do setor ultrapassou a cifra de R$ 12 bilhões, também segundo a associação.
Nos últimos 15 anos, portanto, o consumo cresceu pelo menos 400 milhões de litros anuais.
E há mais espaço para crescer.
Um levantamento da Abis mostra que a Nova Zelândia é o País que mais consome sorvete no mundo: 28,3 litros por pessoa ao ano.
Nos Estados Unidos, são 20,8 litros.
No Brasil, que tem clima mais quente, a média por pessoa é de 5,4 litros por ano.
As franquias de sorvete estão inseridas no segmento de Alimentação.
Os dados de 2021, divulgados pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), mostram que existem mais de 2.700 redes de franquias, mais de 160 mil unidades franqueadas e um faturamento que ultrapassou a casa do 186 bilhões de reais.
Como franqueado do segmento de Alimentação, o papel do investidor à frente do negócio poderá se desenvolver na gestão de recursos, na prospecção de clientes e até na melhoria contínua do seu produto (em parceria com a rede franqueadora).
Por isso, é importante o gestor estar atento e envolvido em todo o projeto, como explica o expert em franchising e CEO da Go2 Franquias, Carlos Diego Oliveira.
“Questões simples como um bom atendimento e um bom ambiente ou, então, um bom processo de entrega do produto, por exemplo, podem aproximar ou afastar os clientes.
O franqueado deve, ainda, colocar tudo na ponta do lápis, pois ás vezes aquela porção farta, que é um diferencial do negócio, pode fazer o cliente retornar”.
Se tudo sair como planejado, é bem possível que os resultados animem o investidor.
Franquias de alimentação, na avaliação do consultor, podem render bons ganhos para quem empreende e até fazer o investidor mudar seu padrão de vida.
“Grandes empreendedores mudaram suas vidas e também de muitos outros por meio dos negócios relacionados à alimentação.”
Veja uma lista de franquias de sorvetes associadas:
Confira outros materiais que o Portal do Franchising preparou para ajudar você a escolher a sua franquia: