- MENU
- Busca de Franquias 2025
- Guia de Fornecedores
- Guia de Franquias ABF
- Números do Franchising
- Falando de Franquias
- Histórias Reais do Franchising
- Artigos de Franquias
- Vídeos de Franquias
- Notícias das Franquias
- Fale Conosco
- SITES DA ABF

As franquias de beleza são negócios que ditam tendência, já que a demanda por esses serviços aumenta a cada ano no País, e é dos segmentos do franchising que mais cresceram nos últimos anos.
Mesmo ao contabilizar as empresas que não são franquias, chega-se a conclusão de que o segmento está avançando independente do momento econômico que o País atravessa.
De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec), em 2020 o setor faturou mais de R$ 167,2 bilhões, que representam um crescimento de 5,8% sobre o resultado obtido no ano anterior.
Ainda segundo a entidade, o Brasil ocupa hoje a quarta posição no ranking mundial de consumidores de produtos e serviços voltados à estética, beleza e perfumes. À nossa frente, apenas Estados Unidos, China e Japão.
Antes de selecionar qual franquia de beleza você quer, é essencial analisar a concorrência local e as tendências dos clientes na área.
Pesquise quais serviços estão disponíveis em sua cidade ou região, veja a demanda de mercado – se já existem vários provedores competindo por uma quantidade limitada de clientes, procure oportunidades para se diferenciar.
A preocupação com a aparência tem crescido de forma generalizada entre os brasileiros.
Um estudo da Quorum Brasil — empresa de pesquisas de mercado — mostrou que 97% das mulheres brasileiras dizem se preocupar com a aparência, o que as leva a consumir itens voltados à beleza.
Entre os homens, o mesmo índice é menor (38%), mas está crescendo a cada ano.
Para a sócia-diretora da consultoria GSPP, Mércia Vergili, apesar do segmento estar entre os que possuem maior tendência de sucesso, é preciso estudar com cautela o modelo de negócio praticado pela marca, a satisfação dos franqueados e o mercado regional aonde a franquia ficará localizada.
“Centros de estética, depilação, depilação a laser, sobrancelhas, barbearias, esmalterias, spas… são alguns dos segmentos que têm crescido no setor.É um segmento bastante atrativo.
Esses tipos de franquias costumam oferecer facilidades de pagamento aos clientes, ampliando seu público alvo.
Porém, como qualquer outro negócio, deve-se analisar muito bem a operação da franqueadora, o nível de satisfação dos seus franqueados e ficar atento para escolher um bom ponto comercial”.
Como um franqueado de uma rede do segmento de estética e beleza, o investidor focará o seu trabalho na área administrativa.
Ou seja, se você tem aptidão para a gestão de negócios, já tem uma vantagem competitiva.
Além disso, vocação comercial também é uma virtude muito apreciada pelas franqueadoras na área de acolher o franqueado em sua rede, como explica Vergili.
“A função do franqueado é geralmente administrativa, mas também como uma pitada de relacionamento e comercial.Ele terá de fazer a gestão e o treinamento da equipe profissional, garantindo o bom atendimento dos clientes e trabalhando para abrir novos canais de busca de clientes.”
Confira outros materiais que o Portal do Franchising preparou para ajudar você a escolher a sua franquia: