Quer saber o beabá do franchising para comprar a franquia ideal?

Encontre aqui as melhores franquias

«
  • Tipos
  • Tipos
Escolha pelo menos um opção para sua busca
Beabá do Franchising para comprar a franquia certa

Quer saber o beabá do franchising para comprar a franquia ideal?

21/05/2025

Você é fluente em franchising? Não, então vem cá que vamos te mostrar o beabá do franchising.

Se a sua ideia é comprar uma franquia, vai ajudar saber tudo sobre franchising.

Saber que uma franquia é o direito de uso de uma marca é muito superficial, franchising é muito mais que isso, e se você vai investir em uma franquia, conhecimento é a chave de tudo.

Abaixo respondemos uma série de perguntas que vão esclarecer um pouco o que é esse sistema, mas isso é só o começo, recomendamos você fazer os cursos oferecidos pela ABF Educação, e também ler mais artigos que vão te mostrar os caminhos para uma compra mais racional.

Nós estamos aqui para te ajudar a fazer a melhor escolha na hora de comprar uma franquia, mas você tem que ir atrás, conteúdo é o que não falta no portal e na internet.

 

O que é franchising?

O franchising permite o direito de uma pessoa, ou FRANQUEADO, usar o nome, a marca de uma empresa, e vender seus produtos e serviços.

A empresa que garante esse direito é chamada de FRANQUEADORA.

Os franqueados vão receber da franqueadora, entre outras coisas, treinamento, manuais de procedimentos e suporte para tocar a franquia.

 

Como se tornar um franqueado?

Se você quer abrir uma franquia, tem um passo a passo inicial.

Primeiro, e meio óbvio, você precisa descobrir qual a franquia que quer abrir, pode começar pelo segmento, investimento e ai chega na marca, ou o contrário.

De qualquer forma, tem que pesquisar bastante para descobrir o que é que te interessa, o que te faria feliz. Se você já tiver algumas redes em mente, beleza, vai atrás de informações sobre elas.

Se já sabe o segmento, ok também, vai ver se é uma área que está crescendo, que oferece oportunidades, enfim, conheça melhor o mercado que vai atuar.

Dado esse primeiro passo, entre em contato com as franquias que selecionou, preencha o cadastro nos portais de franchising ou no próprio site da empresa, de um jeito ou de outro, elas vão entrar em contato contigo.

 

Como abrir uma franquia?

Você já recebeu o contato do pessoal da franquia, e agora é a fase de conhecer os detalhes do negócio, e esse passo requer cuidados extras.

Você tem certeza que é esse mercado que você quer trabalhar?

Você tem certeza que é essa franquia que é mais adequada ao seu perfil?

Lógico que não dá pra ter certeza absoluta, mas se você já se aprofundou e gostou, se o sentimento é bom, então vai em frente.

E ir em frente agora é começar a negociar sua entrada na rede, e provavelmente o pessoal da franquia vai te passar a Circular de Oferta de Franquia, a COF, um documento super importante e que você deve ler atentamente.

Importante: não é porque você recebeu a COF que está se comprometendo com o franqueador, essa é uma exigência da Lei de Franquias, que regulamenta o setor, dando-lhe mais transparência e seriedade, e você deve seguir esse importante passo.

Tem uma coisa importante na lei para fazer parte do seu beabá do franchising, veja:

Art. 2º Franquia empresarial é o sistema pelo qual um franqueador cede ao franqueado o direito de uso de marca ou patente, associado ao direito de distribuição exclusiva ou semi-exclusiva de produtos ou serviços e, eventualmente, também ao direito de uso de tecnologia de implantação e administração de negócio ou sistema operacional desenvolvidos ou detidos pelo franqueador, mediante remuneração direta ou indireta, sem que, no entanto, fique caracterizado vínculo empregatício.

Bom, voltando a COF, tendo ela em mãos você saberá tudo sobre o negócio, terá a relação de franqueados e poderá fazer uma pesquisa ainda mais detalhada sobre a marca.

Tudo isso para que você confirme sua real vontade de fazer parte da rede ou não.

Fale com os franqueados atuais e saiba se estão felizes, se estão ganhando dinheiro, e ajuste suas expectativas entre o sonho de ser franqueado e o que é o dia a dia de um franqueado.

 

Como funciona uma franquia?

No sistema de franchising, a franqueadora permite que você opere uma unidade usando o nome dela, e assim podendo comercializar seus produtos ou serviços.

A relação entre franqueador e franqueado é formalizada em um contrato entre as partes. Nesse contrato você vai saber todas as responsabilidades do franqueador e também as suas próprias responsabilidades como franqueado da marca.

No contrato tem os valores de investimento, taxas, o território, prazos, enfim, toda a  formalização da sua franquia.

Também nessa fase você vai conhecer os procedimentos da marca, e o treinamento que receberá para tocar a franquia no dia a dia.

 

Por que comprar uma franquia?

Todos falam que a grande vantagem de comprar uma franquia é que o risco do negócio é menor do que se você fosse começar do zero.

Tem outras coisas importantes, mas eu acho que esse é o melhor motivo mesmo.

Só vamos alinhar expectativas: como todo negócio, franquias tem risco sim.

Por que o risco de uma franquia é menor do que um negócio próprio começando do zero?

Fácil, porque a marca já existe, já testou o produto ou serviço, já testou o modelo de loja, escola, etc., enfim, ela já errou pra caramba, já corrigiu os erros e foi em frente.

Se ela cresceu e tem várias unidades, mais uma prova que o modelo de negócios foi submetido a pressões e conseguiu passar por elas, mas dai a ter a expectativa que ele é infalível, esquece, todo negócio está sujeito a fechar, até banco, que a gente sempre acha que é uma instituição super sólida, mas também fecha.

Alinhada a expectativa do risco de dar errado, agora vem outro mito que deve cair: para dar certo você vai ter que trabalhar muito, seguir as determinações da marca e acreditar.

Seja você, um sócio, ou uma pessoa de confiança, se não tiver trabalho duro, esquece, não vai dar certo, melhor deixar o dinheiro em alguma aplicação e ficar conferindo o extrato mês a mês no celular, sem nem ter que sair da cadeira.

 

Qual a franquia certa para mim?

E finalmente chegamos a pergunta de um milhão de reais, porque é isso que todo mundo quer saber.

Acho que as perguntas acima já deram um direcionamento, mas é claro que a resposta para a pergunta da franquia certa, é o famoso: DEPENDE.

Eu gosto até de falar que você vai comprar a franquia certa naquele momento de vida, mas que isso pode mudar lá na frente.

Para entender porque eu acho isso: você vai fazer sua escolha baseado em interesses específicos, habilidades e experiências que você tem até aquele momento.

Nem vou falar em dinheiro, mas claro que você vai comprar baseado no quanto tem de grana disponível naquele momento também.

Você vai refletir sobre tudo isso, pensar na sua história de vida, o que quer para o futuros, os seus sentimentos, e ai tomar a decisão baseado nesse caldeirão todo.

Ou seja, depende de tudo isso para fazer a melhor escolha possível, é não é nada fácil.

Dá até para comparar com a escolha da profissão com dezessete para dezoito anos: você precisa escolher uma profissão e uma faculdade, sendo que com essa idade, e pouca experiência, pouquíssimos jovens sabem o que querem da vida.

Eu mesmo, me formei engenheiro, e não é com isso que trabalho hoje.

Demorou vários anos para eu entender, e principalmente aceitar, que eu nunca seria um bom engenheiro, porque não era isso que eu realmente queria ser.

Bom, acho que também precisa alinhar essa expectativa do que é escolha certa, versus escolha certa naquele momento, e sabendo disso, vai te ajudar a fazer a melhor escolha possível.

 

Quanto custa uma franquia?

Tem franquia de tudo que é valor de investimento.

É importante entender como é feito esse cálculo, olha a tabela abaixo:

Valor Mínimo – R$ Valor Máximo – R$
Capital para instalação 1.000 30.000
Taxa de franquia 1.000 30.000
Capital de giro 500 15.000
Investimento Total 2.500 75.000

Entre os associados da ABF, tem franquias que custam menos de mil reais, e franquias que custam mais de 6 milhões de reais.

Ou seja, aqui a escolha depende muito mais de quanto você tem ou quer investir, porque com certeza vai ter alguma que está dentro deste valor estipulado.

 

Quanto dinheiro eu posso ganhar com uma franquia?

Aqui também temos de tudo, porque entre as associadas, temos marcas que falam em faturamento médio de 3 mil reais por mês e outras que podem ultrapassar os 500 mil.

E isso que estamos falando de faturamento médio, dentro de uma mesma rede podem ter variações de franqueados ganhando, por exemplo, 5 mil, e outros ganhando 12.

Isso vai depender de uma série de fatores, como localização, tamanho da loja e claro a performance do próprio franqueado.

Esse é um ponto que tomar cuidado, e novamente vou falar em expectativas, afinal o faturamento médio pode variar ao logo do tempo.

Tivemos recentemente uma greve de caminhoneiros que afetou o abastecimento, isso certamente teve reflexos no faturamento.

Ou seja, como no exemplo que dei do franqueado ganhando 5 e outro 12 mil, existem muitas variações, de localização, economia, até de clima entre outras, que podem interferir nesse número.

Importante ter isso em mente quando se fala em faturamento médio, porque se o seu for maior que a média, tá tudo bem, mas se for menor, não necessariamente isso é ruim.

 

Quais são os diferentes tipos de franquias?

O legal do franchising é isso, tem franquias de tudo que é tipo, tamanho e segmento.

Em nosso portal, nós temos diversas classificações para as franquias, se quiser ver todas como são, basta clicar neste link do Guia de Franquias Associadas ABF e vai entender.

A classificação feita pela ABF reune as franquias em 11 segmentos distintos:

 

Além disso, temos franquias que fogem do modelo tradicional de lojas ou unidades, elas podem ser carrinhos, quiosques, home office para trabalhar em casa, ou seja, opção é que não falta.

 

Termos do Franchising

Se você quer mesmo entrar no mundo do franchising, acho muito importante conhecer as principais nomenclaturas utilizadas por quem é do sistema.

Por exemplo:

  • Franquia: é o negócio formatado pela franqueadora, com a marca e o know-how adquirido por meio de sua experiência de atuação no segmento;
  • Franqueado: pessoa física autorizada pelo Contrato de Franquia a operar uma unidade franqueada;
  • Circular de Oferta de Franquia (COF): é o documento jurídico apresentado pela franqueadora ao candidato, no momento correto do processo de seleção, devendo conter todas as informações exigidas pela Lei de Franchising n.8.955/94;
  • Taxa de Franquia: é a taxa paga pelo franqueado à franqueadora para adesão ao sistema de franchising;
  • Taxa Mensal de Franquia (Royalties): é a remuneração mensal ou periódica, que o franqueado paga à franqueadora para utilização da marca e do suporte fornecido por ela.
  • Taxa de Propaganda: é a taxa mensal ou periódica, que o franqueado paga à franqueadora ou a quem ela indicar para contribuição ao fundo de propaganda da rede de franquia.

Para conhecer todos os termos, CLIQUE AQUI!

 

Quais os prós e contras do franchising?

Os prós já falamos, que é o de você comprar algo já posto a prova, e ainda receber treinamento e suporte.

Claro que tem mais coisa, vamos dar alguns exemplos práticos abaixo:

  • Você é professor de inglês e vai montar sua própria escola, acho que não dá para comparar em montar uma escola e uma rede já operando, que além de já ter uma marca conhecida, tem uma metodologia de ensino e material didáticos desenvolvidos.
  • Você é farmacêutico e resolve abrir sua própria farmácia, mas e se você comprar uma franquia, se ela já tiver um número de unidades relevantes, você terá uma compra centralizada, não terá que lidar com fornecedores e provavelmente vai ter custos mais atrativos também, por causa da escala.
  • Você é dentista e resolve montar sua clínica, e que tal fazer parte de uma rede, que pode te oferecer sistema de vendas para trazer clientes, e também um software de gerenciamento administrativo e financeiro da clínica, coisas que geralmente um dentista não foi preparado.
  • E um exemplo final, que tal entrar numa rede que tem uma universidade corporativa, que te ensina não só sobre o produto ou serviço da marca, mas também sobre empreendedorismo, gestão de pessoas, contabilidade e vendas.
    Isso tudo baseado no tipo de negócio que você vai atuar, e não algo genérico como numa universidade ou curso específico.

 

RESUMINDO: O franchising te oferece uma marca consolidada no mercado, um conceito de negócio já testado, economia de escala, suporte constante, troca de experiências e métodos profissionais de gestão empresarial

 

Para falar dos contras, existem fatores a se pensar, veja abaixo:

  • Negócio formatado: você deverá seguir os procedimentos da marca, ou seja, se achar que o bolo é muito doce, não vai poder colocar menos açúcar, se achar que o livro didático tem muito texto, não vai poder comprar outro que tenha mais imagens.
    Isso pode fazer com que você se sinta engessado, mas lembre-se, repeti algumas vezes no texto, que o negócio foi testado, que a franqueadora já errou várias vezes até chegar a fórmula correta, então cuidado em querer mudar as coisas.
    A regra é clara: optando por uma franquia você tem menos autonomia que tendo um negócio próprio, simples assim.
  • Taxas mensais: você terá que pagar a franqueadora algumas taxas, cada franquia funciona de um jeito, mas geralmente todas elas cobram o fundo de propaganda e royalties.
    Ou seja, uma parte da sua receita vai para a franqueadora, não vai ficar contigo.
    Porém, é importante lembrar que se esse dinheiro não fosse para a franqueadora, seria você quem teria que investir no negócio de uma maneira ou de outra.
  • Custo inicial: muitas vezes o custo de abertura de uma franquia é maior que o de um negócio próprio.
    Vamos pegar como exemplo uma loja, você vai ter que seguir um projeto arquitetônico, vai ter que comprar uma certa quantidade de produtos, e por ai vai, e isso pode acabar tendo um custo inicial mais elevado.
  • Contrato entre franqueador e franqueado: como disse anteriormente, uma vez finalizado o processo de seleção, as partes assinam um contrato, e o mesmo costuma ter a duração de 5 anos, mas esse período pode variar entre as franquias.
    O importante é você saber que o contrato tem as responsabilidades das partes e também o que deverá acontecer caso você não queira mais continuar como franqueado, portanto, bastante atenção na assinatura do mesmo.
  • Atuação no mesmo mercado: vamos pegar um exemplo prático, você entra para uma rede de estética, depois de um ano se cansa e resolve sair da rede e atuar por conta, esquece, não pode.
    Ao entrar numa rede de franquias, muitas delas te proíbem de continuar atuando no mesmo mercado por um período, evitando assim que o ex-franqueado se torne um concorrente e roube a clientela.
    É uma precaução legítima, principalmente para as franquias de serviços, que passam toda sua experiência e ensinam a pessoa o ofício e como operar o negócio.

Espero que esse beabá do franchising te ajude a se sentir mais seguro em comprar uma franquia, ter medo faz parte, vai com medo mesmo, mas sabendo que fez a lição de casa para alcançar o sucesso.

 

Teste Seu Conhecimento Sobre Franchising

Faça um teste para ver se você já sabe tudo sobre franchising, é só responder as perguntas CLICANDO AQUI!

 

Agora que já sabe o que é franquia, não perca tempo e invista neste setor :

 


 

Confira também o curso Entendendo Franchising da ABF.

Com linguagem simples e exemplos práticos, trata-se da capacitação ideal para quem deseja conhecer o beabá do franchising e se envolver com o universo das franquias.

Se você quer se tornar um franqueado de sucesso este é o caminho para você se capacitar.