
- MENU
- Busca de Franquias 2025
- Guia de Fornecedores
- Guia de Franquias ABF
- Números do Franchising
- Falando de Franquias
- Histórias Reais do Franchising
- Artigos de Franquias
- Vídeos de Franquias
- Notícias das Franquias
- Fale Conosco
- SITES DA ABF
Abrir uma franquia com pouco dinheiro é o sonho de muitos brasileiros e deve ser o seu também!
Com o franchising, o empreendedor consegue ter um negócio próprio, já estruturado e reconhecido no mercado, além de contar com o suporte da franqueadora.
Tudo isso gera maior segurança na administração do dia a dia, além de uma série de outras vantagens que aumentam as chances de ter sucesso no empreendimento.
Além disso, o franchising é um setor que está constantemente em crescimento.
No primeiro semestre deste ano, por exemplo, os dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF) apontam que houve um crescimento de 6,4% no setor em relação a 2017 (de R$ 79,496 bilhões para R$ 84,586 bilhões).
Muitas vezes, achamos o negócio perfeito para a gente, mas o valor que temos não é necessário para investir naquela empreendimento com segurança…o que fazer nestes momentos?
Há algumas soluções!
Em primeiro lugar, vale ressaltar que o mais aconselhável é sempre buscar uma franquia que caiba dentro do seu orçamento.
Segundo a ABF, há cerca de 2.800 marcas de franquias no Brasil, que atuam nos mais diversos segmentos.
Veja gráfico abaixo:
Dentro dessas há, inclusive, opções com valores mais baixos, as chamadas microfranquias.
Assim, é possível encontrar uma rede que se encaixe com o seu perfil.
Tatiana Pedote é advogada do escritório Baubeta e Almeida Advogados, especializado em direito empresarial e Franchising.
Ela explica que muitas redes nem selecionam candidatos que não tenham o investimento inicial necessário, por isso, é muito importante verificar os recursos que você tem e traçar planos para o seu futuro negócio.
“Ao receber a Circular de Oferta de Franquia, avalie com atenção o investimento estimado desde a reforma do ponto, montagem da unidade, inauguração e a operação mensal, faça simulações financeiras num cenário pessimista para os meses seguintes à inauguração”, comenta a especialista.
Caso você esteja firme em investir na franquia que mais te interessou, uma das opções é procurar um sócio, ou seja, uma pessoa que irá te apoiar financeiramente e embarcar nessa jornada junto com você.
Essa pessoa pode ser um amigo próximo, algum familiar ou alguém em que você tenha confiança.
O importante é que ela esteja, assim como você, alinhada ao novo negócio e tenha objetivos semelhantes aos seus.
Tatiana Pedote explica que, para não ter problemas, é muito importante definir de forma clara quais são as principais atribuições e responsabilidades de cada pessoa dentro de uma sociedade.
“O momento que precede a formalização de uma sociedade é muito rico e deve ser bem explorado pelo envolvidos, sem medo de apontar as preocupações, objetivos e os riscos do negócio.
Deve ser muito bem aproveitado, porque não havendo desentendimentos é possível estabelecer, de forma clara e transparente, as regras do jogo”, ressalta a advogada, que destaca alguns pontos que precisam ser claros entre as partes:
Todas essas questões devem ser regulamentadas em contrato social e, dependendo do caso, acordos de quotistas/acionistas.
Além disso, a franqueadora precisa ser informada sobre a intenção da sociedade, de forma que consiga elaborar o contrato de acordo com as especificações que o tema exige.
“A franqueadora pode orientar e informar sobre algumas cláusulas que devem constar no contrato social, sob o ponto de vista de proteção da relação de franquia, mas, dificilmente, se intrometerá nas negociações entre os futuros sócios.
O ideal é que eles procurem advogado especializado para auxiliá-los”, complementa a especialista.
Outra opção para abrir uma franquia é buscar um financiamento.
Há muitas instituições financeiras que oferecem créditos para empreendedores do franchising.
Neste caso, no entanto, é importante ter um cuidado redobrado, principalmente porque um financiamento pode comprometer o ponto de equilíbrio de uma franquia.
Quando se abre uma unidade, há muitos custos envolvidos, como despesas para reforma e materiais para a montagem da unidade de acordo com o padrão da rede.
Assim, em alguns momentos, o financiamento se torna uma opção bastante arriscada.
“Converse abertamente com o franqueador sobre a necessidade de obter financiamento, faça um estudo detalhado dos números do negócio, considerando as parcelas e o tempo que levará para quitar o financiamento, o impacto no capital de giro e nos valores que precisará para o candidato sustentar a si e sua família enquanto não puder fazer retiradas”, comenta a especialista do escritório Baubeta e Almeida Advogados
Como dissemos anteriormente, o ideal é realmente buscar uma franquia com as quais você tenha sinergia e seja compatível com sua capacidade de investimento.
Por isso, converse muito francamente com o franqueador, tire todas as suas dúvidas e conheça a estrutura do franqueador.
Fizemos algumas listas por faixa de investimento para você pesquisar e abrir sua franquia com pouco dinheiro, veja:
Temos também vários artigos relacionados, veja abaixo: