- MENU
- Busca de Franquias 2025
- Guia de Fornecedores
- Guia de Franquias ABF
- Números do Franchising
- Falando de Franquias
- Histórias Reais do Franchising
- Artigos de Franquias
- Vídeos de Franquias
- Notícias das Franquias
- Fale Conosco
- SITES DA ABF

O Brasil mantém uma posição privilegiada na indústria calçadista global, sendo um dos maiores produtores e consumidores.
Atualmente, o mercado interno demonstra grande solidez, e as exportações continuam a ser um importante motor de crescimento para o setor.
Dados da Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) e da Associação Brasileira de Franchising (ABF) confirmam a força do segmento.
A categoria de Moda no franchising, que inclui as franquias de calçados, tem apresentado um crescimento consistente no faturamento nos últimos anos.
Uma análise recente do Sebrae mostra que as franquias de calçados e lojas especializadas tiveram uma expansão significativa, especialmente nos grandes centros urbanos.
Esse avanço se deve à melhora da qualidade dos calçados comercializados e a uma mudança cultural do consumidor, que passou a preferir a compra de novos calçados.
Para os próximos anos, a expectativa é de um crescimento contínuo na produção e no consumo, superando a média de outros setores econômicos.
Para abrir uma franquia de calçados, o investidor não precisa, obrigatoriamente, ser um vendedor profissional ou ter atuado no ramo.
No entanto, ele terá de ser hábil na hora de equilibrar o trabalho árduo e contínuo que é gerenciar um negócio no comércio com o know-how de gestão operacional oferecido pela franqueadora.
Para especialistas em varejo e franquias, é de extrema importância que o futuro franqueado desenvolva estratégias sólidas de controle de estoque, que podem ser feitas em conjunto com a rede.
Por isso, antes de sair gastando suas economias para abrir a sua franquia de calçados, coloque todos os pontos importantes no papel – tanto os positivos quanto os negativos – e avalie-os com atenção.
Trace metas com prazos e defina quais ações serão necessárias para que se cumpram de forma fácil, dentro do orçamento planejado para investir.
Entre outras coisas, atente-se aos dados financeiros prometidos pela rede e verifique se eles, de fato, correspondem à realidade.
Dentre as mais diversas decisões ao abrir uma loja ou franquia de calçados, a mais relevante é a escolha do ponto comercial.
Defina essa estratégia baseando-se no estilo da loja (multimarcas, franqueada, etc.) e em seu público-alvo.
Nessa avaliação, inclua também aspectos como a densidade populacional, perfil dos consumidores locais, concorrência, acesso e locomoção, visibilidade, proximidade com fornecedores, valor agregado do produto à venda, segurança e limpeza.
Nestes casos, a franqueadora deve lhe fornecer dicas e consultorias.
Especialistas recomendam a abertura de franquias de calçados em áreas comerciais com bom fluxo de pedestres. Shoppings e corredores de comércio são boas opções.
Em contrapartida, lojas muito próximas a supermercados podem inviabilizar o negócio, já que eles costumam concorrer com esse segmento em alguns aspectos.
Abaixo, selecionamos redes de franquias de calçados associadas à Associação Brasileira de Franchising (ABF) e que podem ser o negócio que você estava esperando:
Veja também: