
- MENU
- Busca de Franquias 2025
- Guia de Fornecedores
- Guia de Franquias ABF
- Números do Franchising
- Falando de Franquias
- Histórias Reais do Franchising
- Artigos de Franquias
- Vídeos de Franquias
- Notícias das Franquias
- Fale Conosco
- SITES DA ABF
Aposta em tecnologia generativa otimiza atendimento, fortalece a jornada de aprendizagem e viabiliza expansão de franquias por todo o país
A Cultura Inglesa acaba de dar mais um passo rumo à inovação com o lançamento de um assistente virtual baseado em inteligência artificial generativa.
Mais do que uma ferramenta de suporte ao aluno, o novo recurso vem se consolidando como peça-chave para a sustentabilidade da estratégia de expansão da rede, que prevê a abertura de 300 novas franquias até 2030.
Desenvolvido internamente pela equipe de produtos digitais da Cultura Inglesa, em parceria com o time pedagógico, o assistente atua como um tutor inteligente.
Ele identifica o nível de inglês do aluno, adapta a linguagem e estimula o raciocínio — sem fornecer respostas prontas.
Esse formato garante não apenas a eficácia do ensino, mas também um suporte pedagógico ágil e personalizado, capaz de escalar com qualidade à medida em que novas unidades entram em operação.
Com atuação 24 horas por dia e retorno aos alunos em segundos, a solução permitiu uma redução drástica no tempo de resposta e ganhou um papel estratégico na operação.
“O uso de tecnologia é primordial nos dias de hoje para manter o padrão de qualidade no suporte acadêmico ao aluno e nas rotinas administrativas, principalmente em um cenário de expansão nacional”, destaca Bruno Degani, Diretor de Tecnologia da Cultura Inglesa.
A tecnologia, que já atende cerca de 50% da base atual de alunos, estará disponível para 80 mil estudantes da Cultura Inglesa até o fim de 2025, incluindo unidades próprias, escolas bilíngues parceiras e franquias.
Além de otimizar o atendimento, a solução contribui diretamente para a experiência do aluno e para a eficiência operacional da rede — dois pilares fundamentais no modelo de franquias da Cultura Inglesa.
De acordo com Isabela Villas Boas, diretora executiva de Produtos e Experiências de Aprendizagem da Cultura Inglesa, essa é a primeira de várias iniciativas planejadas pela área.
“Temos várias outras oportunidades de uso da IA no nosso processo de ensino-aprendizagem e criação de conteúdo”, explica.
Com a meta de chegar a 300 novas unidades franqueadas até 2030, a Cultura Inglesa também aposta na AI como aliada na rotina de gestão das franquias.
A tecnologia deve automatizar e simplificar diversos processos, oferecendo mais agilidade ao franqueado.
“Esse projeto está em desenvolvimento e em breve será disponibilizado para toda a rede”, destaca Degani.
Com 90 anos de tradição e uma reputação consolidada no ensino do idioma inglês, a Cultura Inglesa aposta na transformação digital como vetor de crescimento.
O uso da IA generativa reforça esse compromisso, unindo inovação e propósito na construção de uma rede de franquias moderna, acessível e alinhada com os desafios do futuro.
Fonte: GBR Comunicação