
- MENU
- Busca de Franquias 2025
- Guia de Fornecedores
- Guia de Franquias ABF
- Números do Franchising
- Falando de Franquias
- Histórias Reais do Franchising
- Artigos de Franquias
- Vídeos de Franquias
- Notícias das Franquias
- Fale Conosco
- SITES DA ABF
A pandemia de Covid-19 trouxe mudanças ao redor do mundo, a profissionalização e a inovação vêm transformando o setor de cuidados no Brasil, impulsionando novos modelos de negócios
Nos últimos anos, um movimento silencioso vem alterando a forma como os brasileiros enxergam a saúde e o cuidado com pessoas que necessitam.
Após a pandemia de Covid-19, o que antes era improvisado, passou a ser visto como necessidade, uma atividade essencial contínua e com profissionalização.
A pandemia não escancarou apenas a vulnerabilidade das pessoas, como também reforçou a urgência de se estabelecer um trabalho com segurança, técnica e humanizado.
O cuidado com as pessoas deixou de ser visto como uma responsabilidade exclusiva das famílias — especialmente de figuras como mães, irmãs e tias — que tradicionalmente assumiam esse papel de forma informal, sem qualquer profissionalização.
Hoje, essa demanda passou a ser reconhecida como uma necessidade contínua, que exige preparo técnico, empatia e acompanhamento constante de profissionais capacitados.
O serviço de cuidado está cada vez mais estruturado, com protocolos padronizados e, principalmente, com a valorização do papel do cuidador.
O que antes era visto como um ato de afeto familiar agora é compreendido como uma área essencial, que precisa de responsabilidade, formação adequada e reconhecimento.
Nesse cenário, o crescimento e a reinvenção de empresas que já atuavam nesse ramo foram inerentes.
Abriram espaços para novos tipos de empreendimentos sociais, aliando o impacto, a inovação e a sustentabilidade financeira.
Com isso, o Grupo Acolher e Cuidar Franchising tem se destacado no mercado e vem representando uma nova fase para o segmento: um trabalho com mais preparo, mais flexível e conectado com a realidade econômica do país.
O Grupo Acolher e Cuidar enxergou nesse novo cenário mundial a necessidade de profissionalização de seus profissionais.
Com franquias em várias regiões do país, a empresa viu seu crescimento pós-pandemia e fortaleceu o seu valor, oferecendo um cuidado mais humanizado e acessível, com serviços home care.
“Antes, muitos acreditavam que o cuidado era uma responsabilidade da família, e hoje eles veem que é uma necessidade contínua, que exige o preparo técnico, empatia e acompanhamento de um responsável constantemente”, afirma Estevan Oliveira, CEO da marca.
Para atender seus clientes, cada vez mais a rede investe em capacitação profissional, desenvolvimento e personalização de serviços, sempre ampliando seu nome no mercado.
A crise econômica que se instalou durante e após a pandemia trouxe a necessidade de impor importantes mudanças no setor de saúde e cuidados.
Com a alta na inflação, o aumento de custos operacionais e pouco orçamento no bolso do brasileiro, criou-se uma barreira, onde a necessidade de adaptação surgiu, unindo estratégia e visão de futuro.
Tendo como diferencial a flexibilidade, tanto para clientes quanto para franqueados, a Acolher e Cuidar entendeu que a rede precisava desse modelo para não comprometer quem atende com contratos engessados e planos inflexíveis.
A rede lançou pacotes personalizados, com horários alternativos e serviços fracionados.
“Reduzimos os custos operacionais com eficiência interna, e o ganho de escala nos ajudou a manter a margem sem repassar aumentos abusivos para o consumir”, explica Estevan.
Com essa visão, a marca guia as decisões em relação ao apoio oferecido aos franqueados da rede.
Mesmo com um mercado instável, a Acolher e Cuidar vem implementando uma série de ações para garantir a saúde na vida dos brasileiros e de seus franqueados.
Essas ações incluem gestão, acesso a indicadores de desempenho, consultoria financeira e treinamento em precificação.
“Nosso suporte vai além de onboarding.
Acompanhamos cada unidade e desenvolvemos ferramentas para que o franqueado possa se adaptar rapidamente às mudanças no cenário econômico”, destaca Oliveira.
O Grupo Acolher e Cuidar supervisiona de perto os indicadores internos como taxa de retenção de clientes, média de horas contratadas e margem líquida por unidade para tomar decisões estratégicas com agilidade.
A lógica é simples: garantir a continuidade dos serviços mesmo quando há necessidade de ajustes por parte do cliente.
Tudo isso vai além de uma readequação econômica, trata-se de conseguir soluções para o cuidado com o próximo.
A pandemia serviu como um divisor de águas, tanto para o país quanto para franquias, a partir dela, o cuidado passou a ser uma prioridade, uma ação emergencial, e as pessoas passaram a enxergar isso como uma preocupação que deve ser colocada em suas rotinas, com um serviço mais inclusivo, profissional e consciente.
A resposta da rede foi o movimento estrutural.
Os próximos passos incluem o desenvolvimento de uma plataforma própria para gestão e acompanhamento dos atendimentos, além de parcerias com operadoras de saúde, sempre pensando em expandir as redes de serviço complementares.
“As pessoas não buscam apenas um cuidador.
Elas querem alguém de confiança dentro de suas casas, respaldado por uma equipe preparada.
Isso exige estrutura, dedicação e inovação contínua.” reforça a empresa.
O cuidado com as pessoas, sejam elas da terceira idade ou não, é um segmento que vem se consagrando cada dia mais, mas que, pela primeira vez em décadas, tem vivido uma renovação profunda no setor.
Com mais brasileiros envelhecendo e menos tempo livre das famílias, a busca por soluções profissionais, de confiança e de qualidade, tem aumentado.
Com isso, se reinventar é mais do que uma opção, tem se tornado necessidade.
Redes como o Grupo Acolher e Cuidar tem mostrado como é possível crescer com inovações e com impacto social, mesmo em tempos desafiadores, não deixando de lado o propósito da marca: inspirar pessoas a cuidar de pessoas.
Acolher e Cuidar na ABF Franchising Expo
O Grupo Acolher e Cuidar estará presente na maior feira de franchising da América Latina, a ABF Franchising Expo, que ocorrerá de 25 a 28 de junho em São Paulo, reforçando seu nome como uma das principais empresas no ramo de cuidados de home-care.
A feira promete levar novidades aos franqueadores, com inovações e muito aprendizado para todos que participarem.
Para a Acolher e Cuidar, participar da feira é um sinal de crescimento, garantindo aos seus franqueados novidades com inovações no mercado de saúde.
Fonte: Fatos&Ideias Comunicação