Franchising atrai novos perfis e multifranqueados

Encontre aqui as melhores franquias

«
  • Tipos
  • Tipos
Escolha pelo menos um opção para sua busca

Franchising brasileiro atrai novos perfis de empreendedores e amplia presença de multifranqueados

20/06/2025

Rede Lavateria ilustra o crescimento de novos investidores com case de multifranqueados de sucesso

O franchising brasileiro vive um momento de forte expansão e renovação de perfis empreendedores.

Impulsionado pela resiliência do setor, pela diversidade de modelos de negócios e pelo suporte oferecido pelas redes, o sistema de franquias tem atraído cada vez mais brasileiros em busca de autonomia, rentabilidade e segurança para empreender.

Segundo pesquisa da Associação Brasileira de Franchising (ABF), referente a 2024, é possível identificar quatro perfis predominantes entre os novos investidores no setor:

  • Empreendedor Iniciante – Com pouca ou nenhuma experiência em gestão, busca independência financeira e tende a atuar diretamente no negócio. Muitos iniciam com uma unidade e rapidamente ampliam sua presença como multifranqueados.
  • Empreendedor Profissional – Em geral com idade entre 30 e 40 anos, tem formação sólida e trajetória no mercado corporativo. Vê na franquia uma oportunidade de transição com mais autonomia e controle sobre a carreira.
  • Empreendedor Investidor – Mais experiente, entre 40 e 55 anos, adota uma abordagem estratégica, voltada à rentabilidade e à diversificação do portfólio.
  • Potencial Empreendedor – De perfil diverso, com ampla faixa etária e predominância feminina, busca estabilidade e apoio para realizar o sonho do negócio próprio com menor risco.

 

Entre esses perfis, chama atenção a presença cada vez mais expressiva dos multifranqueados – empreendedores que operam duas ou mais unidades de uma mesma marca.

De acordo com a ABF, 87% das redes de franquia no Brasil já contam com multifranqueados, que são responsáveis por cerca de 30% das unidades franqueadas em operação.

A rede Lavateria, especializada em lavanderia self-service com foco em praticidade, tecnologia e gestão simplificada, é um exemplo dessa tendência.

Com mais de 500 unidades no país, a marca tem se destacado por atrair multifranqueados que encontram na operação enxuta e na recorrência de clientes um modelo altamente escalável.

“Nós sentimos uma grande mudança ao longo do tempo, no início o perfil que chegava era mais empreendedor e hoje cada vez mais atraímos o olhar para o investidor que já chega entrando como multifranqueado.

Nossa aposta é focar nesse público que possui tino empresarial fechando uma série de unidades e blindando a sua região, isso fortalece não só a marca, mas consolida a chegada em lugares que não possuíam este tipo de serviço anteriormente”, analisa Leandro Silva, fundador e CEO da franquia Lavateria.

 

Reflexo da pandemia

Leandro acredita que a pandemia modificou o perfil de investidor que até então chegava para a rede.

“A pandemia foi um dos maiores anos de crescimento para a marca.

Muitos empresários fecharam seus negócios e vislumbraram a possibilidade de investir em um negócio sem funcionários, uma franquia totalmente autônoma, como é o nosso caso”, diz.

Para atrair os próprios franqueados a abrirem mais de uma unidade da Lavateria, a franquia adota condições exclusivas para franqueados e inclusive a possibilidade de aluguel do maquinário que é a maior parte do investimento ao montar uma operação, diminuindo em mais de 60% o investimento inicial para montar sua segunda unidade.

O executivo pontua que cerca de 38% dos franqueados da Lavateria tem o perfil iniciante, seguido do perfil empreendedor investidor (29%); empreendedor profissional (21%) e potencial empreendedor (12%).

 

Credibilidade para os clientes

Reinaldo Rigotti, 46 anos, é turismólogo, mas em 2022 resolveu empreender em sociedade com a lavanderia de autosserviço em Santo André/ SP.

Quatro meses depois abriu sua segunda loja, mas dessa vez em São Bernardo do Campo.

Em 2023 foi a vez de São Caetano do Sul e, em 2024, mais uma unidade em Santo André.

Em março deste ano inaugurou uma Lavateria em Mauá e já está em fase de implantação uma sexta unidade, prevista para o segundo semestre deste ano em local a ser definido.

“A quantidade de lojas, acaba gerando credibilidade para os nossos clientes e muitas vezes, acabam testando nossas unidades não indo para a concorrência.

Além do fechamento de áreas para atuação e uma base forte para demais ações em conjunto das lojas, fortalecendo seu próprio negócio independente da franqueadora”, informa o franqueado sobre as vantagens de abrir mais de uma operação da mesma marca.

Reinaldo conta que entre os principais motivos que o levou a abrir mais de uma unidade está o fortalecimento da marca e a projeção do segmento de lavanderias.

“Uma cultura que está se formando dentro do nosso país, aliada a estrutura da empresa, produtos exclusivos e fechamento de áreas para atuação.

Assessoria da empresa com consultoria, formato de negócio testado e aprovado, e uma marca consolidada favorecem a ter mais operações da rede”, diz.

E conclui:

“Já havia observado em outros segmentos que grandes empresários de sucesso, possuíam várias lojas da mesma marca.

Isso devido a sazonalidade ou mesmo característica de cada região, os resultados podem alterar de acordo com os meses e costumes.

Desta forma, sendo multifranqueado, uma loja pode suprir alguma necessidade de outra unidade.

Além de se firmar como grande parceiro da franqueadora, gerando oportunidades de negócios”.

 

Ele abriu 6 unidades em menos de um ano

O casal Weverton Ataíde, de 29 anos, e Adrielly Ataíde, 24 anos, juntos abriram 6 unidades da Lavateria em menos de um ano.

Os jovens contam com operações no centro de São Paulo e no bairro Heliópolis; duas unidades em Praia Grande; São Vicente e recentemente em Santos.

Antes de serem franqueados eles foram clientes.

Viram potencial dentro desse tipo de negócio e começaram empreendendo dentro da cidade de São Paulo até chegarem no litoral, cidades estratégicas por concentrarem muitos turistas e potencial cliente para a marca.

“Na primeira unidade vimos que realmente acertamos na escolha da franquia.

Devido a responsabilidade que tem com o franqueado, viramos multifranqueados, visualizando a fonte de renda”, diz Ataíde.

“A Lavateria nos presta todo apoio, isso é essencial para a escolha de uma boa franquia.

E se hoje a marca tem crescido, alcançando novos mercados dentro do Brasil e na Europa é pelo suporte que é prestado ao franqueado.

Não importa se o franqueado tem 1 ou 6 unidades, a atenção é a mesma.

Inclusive, com a presença corpo a corpo do fundador (Leandro Silva) que faz questão de ter o contato com os seus franqueados, comprometimento e parceria, procurando sempre encontrar as melhores soluções, pensando além, isso é fundamental para o desenvolvimento não só dos franqueados, mas como também da rede”, finaliza Ataíde.

 

ABF Franchising Expo 2025

A Lavateria participa pelo segundo ano consecutivo da edição 2025 da Expo Franchising ABF, um dos maiores eventos de franquias da América Latina, que ocorrerá entre os dias 25 a 28 de junho, em São Paulo.

Durante a exposição, a rede fará o lançamento de um novo modelo de negócio mais compacto e acessível, voltado a empreendedores que buscam investir no setor de serviços com baixo custo operacional e rápida escalabilidade.

O novo formato, chamado “Trailer”, contará com um trailer móvel de três conjuntos de máquinas de lavar e secar, que permite o franqueado mudar o local para eventos itinerantes ou estar em lugares diferentes nos dias da semana sem ficar preso a um ponto físico.

O novo formato poderá ser visto durante a Expo ABF nos estandes: A092 e F100.

 

Fonte: Fatos&Ideias Comunicação 

NOTÍCIAS RELACIONADAS