
- MENU
- Busca de Franquias 2025
- Guia de Fornecedores
- Guia de Franquias ABF
- Números do Franchising
- Falando de Franquias
- Histórias Reais do Franchising
- Artigos de Franquias
- Vídeos de Franquias
- Notícias das Franquias
- Fale Conosco
- SITES DA ABF
Itália no Box lança operação internacional inovadora com foco em descentralização e renda passiva
Segundo o relatório European Franchise Report 2024, o setor de franchising em Portugal cresceu 10,5% no último ano — com destaque para o segmento de alimentação e delivery, que avançou mais de 20% no mesmo período.
Esse cenário tem chamado a atenção de marcas internacionais e de investidores brasileiros, especialmente aqueles que buscam modelos mais modernos e acessíveis de empreender.
Foi de olho nessa movimentação que a rede Itália no Box, especializada em gastronomia italiana, anunciou sua expansão para o país com um modelo que promete ser um divisor de águas no franchising: a franquia com gestão compartilhada.
Nesse formato, o investidor aporta R$ 150 mil, torna-se sócio de uma unidade, mas não precisa se envolver diretamente com a operação.
Todo o gerenciamento — desde a montagem da loja, marketing local e captação de clientes até a gestão operacional — fica sob responsabilidade da franqueadora.
Em troca, o investidor recebe mensalmente 3% do faturamento bruto da unidade.
“Essa é uma alternativa pensada para quem quer diversificar sua renda e empreender de forma inteligente, mas sem sair do seu trabalho atual ou mudar de país”, explica Débora Alberti, sócia da marca.
“Acreditamos que esse é o futuro de parte do franchising: modelos mais enxutos, com suporte completo e menos dependência da presença do franqueado no dia a dia.”
A primeira unidade com esse modelo será inaugurada entre o fim de maio e início de junho em Aveiro, Portugal.
Na sequência, estão previstas unidades nos distritos de Coimbra e Viseu.
A escolha do país europeu não foi por acaso.
Além da expansão do setor de franquias, o turismo em Portugal está em alta — o que impulsiona diretamente a demanda por serviços de alimentação fora do lar.
O conceito de franquias com gestão integral da franqueadora surge como resposta a uma nova geração de investidores, que valorizam praticidade, segurança e previsibilidade nos seus aportes.
Em tempos de mudanças rápidas e novas dinâmicas de consumo, a descentralização da operação pode ser uma chave importante para escalar negócios, especialmente em mercados externos.
Esse novo modelo reforça uma tendência observada nos últimos anos: o empreendedorismo sem fronteiras e com formatos mais acessíveis e flexíveis, que se conectam com o perfil de brasileiros que desejam empreender de forma remota, sem abrir mão da solidez que o franchising oferece.
Fonte: MCSP Assessoria