
- MENU
- Busca de Franquias 2025
- Guia de Fornecedores
- Guia de Franquias ABF
- Números do Franchising
- Falando de Franquias
- Histórias Reais do Franchising
- Artigos de Franquias
- Vídeos de Franquias
- Notícias das Franquias
- Fale Conosco
- SITES DA ABF
Tenho percorrido o Brasil para ouvir e inspirar nossos franqueados.
Acredito profundamente que a presença do franqueador na ponta é o que materializa essa parceria diária e tão peculiar de ganha-ganha no franchising.
Sempre inicio as minhas apresentações falando sobre a importância de, em primeiro lugar, sabermos para onde vamos e qual é o papel de cada um nessa jornada.
Entre esses papéis, considero o engajamento um dos principais — mas não qualquer engajamento: falo de um engajamento em nível “torcedor”, apaixonado.
Explico. Você provavelmente já teve a experiência de sair de um restaurante satisfeito, mas não necessariamente engajado com o estabelecimento, certo?
Por outro lado, quando há um “match” cultural e emocional com o local, você logo quer repetir a experiência, levar pessoas queridas e recomendar o lugar a todos.
Assim deve ser a relação entre franqueador e franqueado — e também entre franqueado e cliente: precisamos buscar mais do que satisfação.
Precisamos alcançar o ápice do engajamento: o nível torcedor.
E como fazer isso? Além de ter um propósito claro, há ações que precisam ser praticadas diariamente, como: promover iniciativas junto à comunidade, oferecer um atendimento acolhedor, investir em marketing eficiente e focado na experiência do aluno, disponibilizar serviços complementares, envolver as famílias — especialmente quando falamos de serviços educacionais — e, sem dúvida, ir além do óbvio, ou seja, adotar a inovação como mindset constante.
A essa lista, posso somar muitas outras frentes: capacitação contínua do time, atenção ao clima organizacional, habilidade para lidar com diferentes gerações, solidez na cultura empresarial…
Tudo isso é agir com excelência — e essa é, para mim, a meta número 1 de qualquer negócio.
Tanto é que somos a única rede de franquias com 33 Selos de Excelência em Franchising (SEF) consecutivos.
Também acumulamos prêmios concedidos pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), como o de Destaque Franqueado (2025), Franqueador do Ano (2020), Personalidade do Franchising (Luiz Gama, fundador do CNA – 2018) e reconhecimentos em sustentabilidade (2011 e 2008).
Costumo dizer que, entre os vários papéis que exercemos na vida, o de empreendedor é um dos mais sérios, porque, para cada nível de entrega, existem diferentes níveis de resultado.
Qual é o seu nível de entrega? Ao descobrirmos isso, entendemos também por onde seguir — e em qual velocidade.
Hoje, nessa jornada, somos mais do que uma rede de ensino de idiomas: somos um hub de educação, oferecendo formação nas áreas essenciais para as profissões do futuro.
E é por esse propósito que não estamos apenas engajados — somos torcedores do Brasil.
*Por Decio Pecin, CEO do CNA+
Décio Pecin é vice-presidente da ABF e CEO do CNA+, grupo educacional com mais de 900 franquias localizadas no Brasil, composto pelas marcas CNA Idiomas e Ctrl+Play.
A franquia de ensino de idiomas tem mais de 50 anos de atuação no mercado, sendo uma das marcas mais premiadas do franchising nacional.
Fonte: Loures