Por que grandes redes estão apostando em cidades menores?

Encontre aqui as melhores franquias

«
  • Tipos
  • Tipos
Escolha pelo menos um opção para sua busca

Força no interior: Por que grandes redes estão visando o crescimento em cidades menores?

07/05/2025

cidades menores

Enquanto as grandes cidades lidam com a saturação do mercado e custos elevados, regiões menores oferecem um cenário promissor para novos investimentos.

Segundo a ABF – Associação Brasileira de Franchising, o segmento registrou um crescimento de 13,5% em 2024, atingindo um faturamento de R$ 273,083 bilhões.

Esse avanço tem sido impulsionado, em grande parte, pela interiorização das marcas, uma estratégia que considera os aspectos sociais e econômicos dos pequenos e médios municípios.

Entre as empresas que miram nesse tipo de expansão está a Jumper! Profissões e Idiomas, uma rede de ensino que conta com mais de 40 cursos profissionalizantes e de língua estrangeira para crianças e adultos, e possui 80% de suas unidades no interior.

Para Eleandro da Costa, CEO e sócio da rede, o interior representa uma oportunidade estratégica.

“Um dos principais fatores que nos leva a investir em cidades de pequeno e médio porte é o aumento do poder de consumo nessas localidades.

Muitas vezes, acredita-se que o interesse do consumidor está apenas nas capitais, mas não é o que observamos.

Além do franchising, essas regiões também atraem grandes indústrias, o que movimenta ainda mais a economia local.

E, claro, a concorrência é consideravelmente menor do que nos grandes centros”, explica o executivo.

Além do potencial de consumo, outras vantagens se destacam: custos operacionais reduzidos, como aluguel e folha de pagamento, e uma demanda crescente por serviços de qualidade.

“Essas cidades valorizam o atendimento padronizado e a excelência no serviço, especialmente porque antes não tinham acesso a esse tipo de oferta. Isso gera um alto índice de aceitação, tanto pela novidade quanto pela personalização”, afirma Eleandro.

“Na rede, notamos que estar presente no interior é fundamental para o crescimento e consolidação da marca.

O acesso à qualificação de maneira democrática é um diferencial na capacitação dos moradores, seja para atuação em suas próprias cidades ou para aqueles que desejam migrar de local com uma qualificação profissional”, completa.

 

Fonte: Markable Comunicação

NOTÍCIAS RELACIONADAS