
- MENU
- Busca de Franquias 2025
- Guia de Fornecedores
- Guia de Franquias ABF
- Números do Franchising
- Falando de Franquias
- Histórias Reais do Franchising
- Artigos de Franquias
- Vídeos de Franquias
- Notícias das Franquias
- Fale Conosco
- SITES DA ABF
Ao optar por ser franqueado de uma loja já instalada e operada pela franqueadora, com clientela e faturamento, o investidor pula as etapas de busca e negociação de ponto, reforma e inauguração, concentrando-se em ampliar o faturamento
Um dos maiores problemas do varejo brasileiro para instalação de novas lojas é achar bons pontos comerciais.
Quando uma franqueadora tem acesso a um ponto em um shopping renomado e ainda não encontrou um franqueado para aquela localidade, pode optar em abrir uma operação própria e, posteriormente, colocá-la à disposição para o franqueado que deseje adquirir uma franquia chave na mão.
Da mesma forma, algumas franqueadoras desejam pilotar um mercado e conhecer melhor o público local antes de franquear naquela localidade e ali abrem uma loja.
Após saberem do potencial da marca localmente, preferem que um franqueado assuma a loja, já que operações geridas por franqueados dedicados costumam performar melhor.
E para o franqueado, quais são os benefícios de adquirir uma franquia chave na mão?
Até que o investidor assine o contrato de franquia, encontre um bom ponto em shopping, o negocie, realize as obras necessárias, faça as instalações da loja e legalize sua empresa, pode levar de seis meses a um ano.
Porém, quando ele compra uma franquia chave na mão, pula todas as etapas citadas, porque a loja já está operando.
“Além disso, a unidade franqueada já tem uma clientela e não está começando do zero”, explica Shirleine Diniz, Executiva de Expansão da Lebriju, rede de franquias de acessórios premium de moda, com 16 lojas e quiosques em São Paulo, Amazonas, Goiás, Pará e Paraná.
A Lebriju foi fundada em 2016 e iniciou suas operações apenas com lojas próprias, para que seus fundadores pilotassem o conceito antes de iniciar o processo de expansão por franquias.
Em 2021, a marca começou a franquear e trabalhou sua expansão tanto com lojas novas quanto com franquias chave na mão.
Atualmente, a loja do Shopping Müeller, em Curitiba (PR) é uma operação chave na mão.
“Essa unidade é própria e é encantadora: com layout open space, ela chama a atenção do consumidor, que se sente atraído por seu diferencial arquitetônico”, diz a executiva.
O franqueado que investe em uma franquia chave na mão recebe o mesmo treinamento de um franqueado que começa do zero e tem os direitos e deveres semelhantes.
Em relação ao investimento, especialmente nesta loja, Shirleine Diniz informa que os custos são equivalentes aos dos necessários para abrir uma franquia Lebriju partindo do ponto inicial.
Fonte: Uapê Comunicação