- MENU
- Busca de Franquias 2025
- Guia de Fornecedores
- Guia de Franquias ABF
- Números do Franchising
- Falando de Franquias
- Histórias Reais do Franchising
- Artigos de Franquias
- Vídeos de Franquias
- Notícias das Franquias
- Fale Conosco
- SITES DA ABF

O franqueado Marcos Antônio Lopes, de 51 anos, iniciou sua carreira profissional como executivo em empresas, mas sempre alimentou o desejo de empreender.
Durante uma viagem de negócios, teve a oportunidade de conhecer uma loja da Chiquinho, em Sorocaba, e ficou impressionado com a qualidade dos produtos.
Algum tempo depois, ele levou sua esposa para conhecer outra unidade da marca e experimentar os sorvetes durante uma viagem em família.
Juntos, decidiram pesquisar sobre o modelo de negócio.
“Temos quatro filhos e sempre pensamos em montar um negócio no qual a família pudesse trabalhar unida.
Então, decidimos procurar um ponto comercial para abrir nossa primeira unidade da Chiquinho na zona leste de São Paulo.
A primeira franquia foi inaugurada no Shopping Penha e, por ser também a primeira unidade da marca na região, foi necessário muito esforço e um intenso trabalho de divulgação para que nossos produtos se tornassem conhecidos pelo público.
E deu certo! Superamos as dificuldades iniciais e, com muito trabalho em família, conseguimos avançar nos negócios”, conta.
Durante a pandemia, a venda de sorvetes de pote se mostrou um grande sucesso.
“Vendemos mais de 15 mil potes de sorvete; as entregas eram realizadas de carro, e conseguimos enfrentar esse desafio com tranquilidade”, relembra Marcos.
Em seguida, foram inauguradas outras unidades, como no Shopping Internacional de Guarulhos, Shopping Aricanduva, Guarujá e Shopping Campo Limpo.
Atualmente, são dez franquias em funcionamento, com uma unidade recém-implantada.
“Nossa última abertura foi um marco para a rede: a loja da Pamplona, em São Paulo.
Ao longo desses anos, a equipe da Chiquinho sempre nos apoiou, assim como minha família e a nossa equipe, que se dedica e trabalha com eficiência.
Ninguém chega a lugar algum sozinho.
A receita para o sucesso é trabalhar com honestidade e ter boa gestão.
Tenho muitos planos para o futuro e quero crescer cada vez mais com as oportunidades que surgem na Chiquinho”, finaliza.
José Geraldo de Oliveira trabalhou por vinte anos na mesma empresa, começando no chão de fábrica e chegando ao cargo de gerente de produção no ramo de embalagens.
Sempre alimentando o desejo de empreender e abrir um negócio próprio, ele pensava em investir no setor de plásticos, área em que possuía maior experiência, mas não sabia por onde começar.
Juntamente com sua esposa, conheceu a Chiquinho e se interessaram imediatamente pela marca.
Sua esposa já havia trabalhado em uma unidade da rede na cidade de Leme, no interior de São Paulo.
Em seguida, foram a uma lan house no centro de Pirassununga (SP) para buscar informações sobre a rede.
“A ideia ficou em nosso planejamento, mas eu ainda trabalhava na indústria e não tinha o valor necessário para o investimento inicial”, relembra.
Em 2014, José foi demitido da empresa e, logo após, preencheu o formulário no site da CHQ e agendou uma entrevista com a franqueadora para conhecer melhor a operação.
Com o valor da rescisão e a venda de um terreno, ele e sua esposa investiram tudo no sonho de abrir uma franquia e inauguraram a primeira unidade no Shopping D, em São Paulo.
“O começo foi muito desafiador, e durante três anos nos dedicamos intensamente para tornar a marca conhecida. Mesmo diante das dificuldades iniciais, nunca pensei em desistir.
Sempre acreditei que teria mais de uma loja e, com muito trabalho, dedicação e até noites dormidas na própria loja, conseguimos”, conta José Geraldo.
Atualmente, o empreendedor possui quatro lojas em funcionamento e uma em implantação.
“Agora, com nossa experiência e a consolidação da marca em São Paulo, conseguimos alcançar excelentes resultados em um curto período.
Não enfrentamos mais as mesmas dificuldades, pois já sabemos qual é o caminho.
Percebemos que o bebê cresceu, aprendeu a andar e agora está correndo muito bem.
Em breve, inauguraremos nossa quinta franquia e já estamos planejando as próximas.
A Chiquinho mudou minha vida por completo!”, afirma.
*Por Publieditorial