
- MENU
- Busca de Franquias 2025
- Guia de Fornecedores
- Guia de Franquias ABF
- Números do Franchising
- Falando de Franquias
- Histórias Reais do Franchising
- Artigos de Franquias
- Vídeos de Franquias
- Notícias das Franquias
- Fale Conosco
- SITES DA ABF
Rede francesa chegou ao País em 1994, revolucionando a forma de higienizar roupas
Reconhecida como a maior rede de lavanderias do mundo, a 5àsec é uma marca francesa, fundada em 1968, em Marselha.
Após expandir por meio do sistema de franquias em outros países e se consolidar na Europa, a rede chegou ao Brasil em 1994, com a primeira unidade aberta em Fortaleza, no Ceará.
Desde então, tem crescido de forma expressiva. Atualmente, com mais de 580 pontos de venda em território nacional e 196 grupos de franqueados, o País abriga a maior operação da marca.
A 5àsec revolucionou o mercado de lavanderias ao investir em um conceito que oferecia serviços de tinturaria e lavanderia a seco e a água, com qualidade e preços mais acessíveis.
A tabela contava apenas com cinco valores, número que serviu de inspiração e integra o nome da empresa.
Rumo às 600 unidades, a rede segue lançando tendências no segmento e dá continuidade ao seu plano de expansão.
Há diferentes modelos de negócios com investimento a partir de R$ 165 mil para quem deseja se tornar um franqueado.
Em 1994, os tintureiros costumavam retirar as roupas dos clientes em suas casas e devolvê-las cerca de 15 dias depois.
Era normal ouvir o aviso “Olha o tintureiro!” por diversas cidades brasileiras. Isso porque, na época, o mercado de lavanderias no País era bastante incipiente.
Naquele mesmo ano, a 5àsec – Textile Expert chegava ao Brasil.
Mais que uma lavanderia, como a própria marca diz, trata-se de uma empresa expert na limpeza, no cuidado e no tratamento dos tecidos, que revolucionou o mercado brasileiro em seu segmento.
A trajetória tem sido marcada pelo reconhecimento e a conquista de premiações em diferentes segmentos.
Além disso, em 2005, a 5àsec foi a lavanderia precursora ao lançar o sistema de delivery em suas lojas, o que proporcionou um aumento expressivo nas vendas.
Tendo a inovação como uma das premissas, em 2014 a marca lançou um aplicativo próprio para smartphones e tablets, oferecendo uma experiência diferenciada de compra aos clientes.
Mas foi em 2016, ano em que o novo presidente assumiu as rédeas da empresa, que a franquia passou por uma transformação para se manter na vanguarda da liderança.
“Assumi a gestão da 5àsec no Brasil como CEO. Com uma administração marcada pela inovação e eficiência, implementei processos de Governança Corporativa, focando no crescimento dos próximos anos.
Nesse meio tempo, investimos em novos serviços, visando atender as necessidades dos consumidores.
Um deles foi a BAG 5àsec, que oferece mais praticidade aos que buscam por um serviço de limpeza e secagem de peças do dia a dia por um valor atrativo.
Já para o franqueado, permite que haja uma receita recorrente.
Investindo cada vez mais em tecnologia da informação, lançamos também o e-commerce, mais conhecido como Lavanderia On-line, explorando o conceito de multicanalidade”, revela Fábio Roth.
Apesar de já investir no conceito de store in store, com operações dentro de postos de gasolina, em 2018, a rede francesa inaugurou sua primeira loja em supermercado do Grupo Zaffari, na Região Sul do País.
E para disponibilizar modelos de negócios atrativos para quem já é franqueado, a marca implantou o locker, mais conhecido como armário digital, para ser instalado em condomínios comerciais e residenciais.
Já para aqueles que buscam uma opção para investir no próprio negócio, a 5àsec apostou em dois novos formatos, o Express e de Autosserviço, ambos com investimento inicial menor e com objetivo de aumentar a capilaridade da rede em cidades interioranas e litorâneas.
“De acordo com dados do Sindicato Intermunicipal de Lavanderias no Estado de São Paulo, apenas 4% da população economicamente ativa utiliza lavanderia.
Mas, mais de 20% da população economicamente ativa é considerada cliente em potencial.
Reiterando nosso compromisso com os consumidores brasileiros e visando a democratização do segmento em que atuamos, investimos em uma segunda marca, chamada LavPop.
Com operação voltada para o modelo de autosserviço, o plano de expansão visa cidades com, ao menos, 55 mil habitantes.
Além disso, trata-se de um serviço voltado a um público mais jovem e conectado, que não possui a parte de lavanderia no apartamento, buscando a praticidade aliada ao custo-benefício.
Muitos desconhecem essa conta, mas se colocarmos na ponta do lápis gastos com energia elétrica, água, insumos e até mesmo o nosso tempo, optar pelo serviço que prestamos pode gerar uma economia de até 30%”, enfatiza o CEO da 5àsec.
Para atender os interessados em obter uma franquia de uma das marcas, o grupo aposta em um projeto de Inteligência Artificial, chamada de IA SDR, que apoia o processo de novos investidores.
O principal objetivo desta ferramenta é fazer o primeiro contato no menor tempo possível, introduzir os diferentes modelos de negócios disponíveis, triar os perfis dos novos proponentes e agendar uma reunião com a equipe de Pré-Sales.
Dessa forma, a IA automatiza e personaliza o contato com os possíveis futuros franqueados, aumentando em 50% as reuniões agendadas para este fim.
Ao longo dos anos, a empresa também investiu em ações com foco em sustentabilidade.
Entre as iniciativas, substituiu as embalagens plásticas usadas na entrega de roupas por embalagens de TNT, que são retornáveis, e as sacolas plásticas fósseis por sacolas produzidas por materiais compostáveis.
Dessa forma, a companhia proporciona a redução de mais de 450 toneladas de plástico descartado por ano.
No quesito de conservação de água, a 5àsec utiliza produtos biodegradáveis durante a limpeza dos itens, com objetivo de não poluir as nascentes e os rios com produtos químicos.
Além disso, a marca conta com um processo de alta eficiência, em que em uma máquina de 10kg é possível lavar cerca de 30 peças de roupas, economizando até 80 litros de água, quando comparado com máquinas de lavar domésticas.
A economia se deve a utilização de insumos e equipamentos de alta tecnologia, que utilizam uma menor quantidade de litros de água nos enxágues.
Assim, a economia de água nas máquinas utilizadas hoje na rede é de 15% em relação às lavanderias tradicionais do mercado.
“Ao passo em que adotamos medidas de proteção ao meio ambiente, além de fazer o bem para o ecossistema como um todo, do ponto de vista do negócio, podemos ter retornos econômicos em diversos aspectos.
Entre eles, a redução de custos operacionais adotando tecnologias mais eficientes em termos de redução de consumo de energia e água; a eficiência no uso de recursos, reduzindo desperdícios e aumentando a eficiência produtiva; e o cumprimento de regulações do setor, adotando práticas ambientais e cumprindo com todas as exigências das regulamentações governamentais.
Nossa preocupação com o meio ambiente também nos impulsiona a investir na inovação e no desenvolvimento de produtos e serviços mais sustentáveis ao mercado.
Estamos prontos para continuar revolucionando este segmento em diferentes frentes pelos próximos 30 anos”, finaliza Fábio Roth.
*Por Publieditorial