Financiamento e linhas de crédito para investir em franquia

Encontre aqui as melhores franquias

«
  • Tipos
  • Tipos
Escolha pelo menos um opção para sua busca
financiamento e linhas de crédito para franquias

Financiamento Para Franquias

16/12/2024

O franchising é reconhecido como um sistema que oferece menor risco para empreender, e por isso existem muitas linhas de financiamento para franquias.

Ao se preparar para abrir uma franquia, o investidor deve se cercar de muita informação, pesquisa e conhecimento sobre esse modelo de negócio e o segmento em que deseja atuar.

Consultores são unânimes ao aconselhar futuros empreendedores: é fundamental ter uma reserva financeira para iniciar sua empresa, mas recorrer a um financiamento para franquias pode ser uma opção para alavancar o empreendimento.

Com planejamento e pesquisa sobre as opções do mercado, o financiamento para franquias pode ser uma boa opção para quem não tem o valor total a ser investido no início ou até mesmo para quem já está no setor e deseja ampliar o seu negócio abrindo novas unidades.

Como um dos setores que mais se manteve firme frente aos momentos desafiadores da pandemia, as franquias são uma boa aposta e oferecem ótimas perspectivas de retorno financeiro, permitindo ao franqueado dar um passo a mais e fazer um financiamento para franquias.

O setor movimentou cerca de R$ 185 bilhões em receitas totais no Brasil e, de acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), tem uma projeção de crescimento de até 9% até o final de 2022.

De acordo com o Grupo Semenzato (SMZTO) de Investimentos em Franquias, o candidato a franqueado pode utilizar “linhas específicas em diversos bancos e instituições financeiras e fomentam o mercado de franquias”.

De acordo com a consultoria especializada, tipicamente é possível financiar até 50% do investimento total necessário para a abertura de uma unidade.

“Em alguns casos, a franqueadora possui iniciativas de financiamento para sua própria rede – especialmente quando se trata de um franqueado que já possua bom histórico como operador da marca”.

As primeiras providências ao optar por um financiamento para franquias são:

  • Ao escolher a instituição financeira, o investidor deve se informar sobre todas as regras e condições de pagamento oferecidas
  • É importante estar preparado para o  financiamento para franquias e ter caixa inicial para realizar os pagamentos e evitar, assim, que a solução escolhida para alavancar o negócio se torne um problema no futuro
  • No momento da escolha, é importante analisar se a taxa de juros do empréstimo não é maior que a rentabilidade do negócio.

 

O tempo médio de retorno do investimento também é importante para o franqueado se planejar e conseguir ter uma estimativa de quanto tempo terá mais recursos disponíveis tanto para viabilizar seu negócio quanto para pagar a linha de financiamento.

O tempo médio retorno no franchising é de, em média, de 24 a 36 meses

  • Para dar entrada em um financiamento para franquias, é necessário que não exista nenhuma restrição no CNPJ e no CPF do interessado e sócios e reunir alguns documentos básicos como: comprovantes de endereço e registros da empresa CCMEI ou DASN-MEI ou Contrato Social
  • O empreendedor que vai contratar financiamento para franquias também precisa preparar um plano de negócios para apresentar à instituição financeira e viabilizar os recursos.

 

O plano deve conter descrição do produto/serviço; análise do mercado de atuação e da concorrência; descrição de ações de marketing e vendas; estrutura organizacional; riscos e oportunidades (análise SWOT), entre outros.

  • Um outro dispositivo que pode ajudar o futuro empreendedor é o Fundo de Aval para as Micro e Pequenas Empresas (Fampe).

 

De acordo com o Sebrae, ele pode ser usado quando o empreendedor busca financiamento para franquias em instituições conveniadas ao Sebrae e serve como garantia complementar no crédito contratado.

Outro mecanismo oferecido pela instituição é o Crédito Assistido, uma parceria com a Caixa para facilitar o acesso de empreendedores a um Capital de Giro.

É importante também que o candidato a franqueado cheque se na rede que ele deseja entrar há alguma política ou prática em relação a busca de financiamento para o investimento inicial na franquia.

Analisando seu potencial e as condições de ingressar nessas linhas de financiamento para franquias, o empreendedor tem à disposição diversos bancos e instituições financeiras oferecem opções de financiamento:

 

Banco do Brasil:

Oferece linhas de financiamento para franquias tanto para capital de giro quanto financiamento, compra de matéria-prima, financiamento de bens com taxas de juros diferenciadas para o mercado de franquias, além de produtos para o dia a dia do negócio  como: pagamentos e recebimentos, link de pagamento para e-commerce, maquininha, consórcios e cartões.

 

Caixa Econômica Federal:

O banco oferece linhas de financiamento para franquias para antecipação de receitas e movimentação de fluxo de caixa, capital de giro, crédito para comércio exterior, crédito rural, imóveis e microfinanças, entre outros.

 

Santander:

O banco oferece auxílio em gestão do negócio, financiamento de até 50% do total do investimento (conforme plano de negócios), prazo de até 48 meses para pagar mensalmente, carência de até 6 meses (dependendo do caso) para pagar a primeira parcela do  financiamento para franquias e oportunidades de parcerias.

 

Banco do Nordeste:

A instituição informa que tem, disponível financiamento para franquias de até 100% dos valores investidos (consultar condições) para implantação, expansão e modernização da franquia, incluindo compra de máquinas e equipamentos, veículos e capital de giro com prazos de até 12 anos, de acordo com a linha contratada (dependendo do caso, os 12 anos incluem até 4 anos de carência).

 

Bradesco:

O banco financia até 90% do valor de aquisição de franquias sem limite máximo de valor do projeto, com liberação de recursos sujeita a análise.

Entre os benefícios do financiamento para franquias estão: isenção de taxa de serviços (conforme o contratado e dependendo do caso) e itens exclusivos conforme a parceria.

 

BNDES

A instituição atua junto com franqueadores para viabilizar  financiamento para franquias e créditos para os franqueados e suporte de agentes financeiros credenciados.

Os interessados devem se cadastrar para ter o Cartão BNDES.

Podem ser viabilizados equipamentos, máquinas, serviços e softwares necessários.

 

Desenvolve SP

Entre as opções de  financiamento para franquias estão o Capital de Giro, crédito para inovação, projetos sustentáveis e projetos de investimento.

Oferece modalidades como Crédito Serviço 4.0 (até 60 meses, contratação de serviços tecnológicos), Inovacred (para inovação e aperfeiçoamento, prazo de até 96 meses), Inovacred Expresso (prazo de até 48 meses, com fluxo operacional simplificado), entre outros pacotes.

O empreendedor pode fazer uma simulação no site entre as opções oferecidas.

 

Itaú

O banco oferece o produto Capital de Giro com até 4 anos para pagamento.

Embora não seja uma linha de financiamento para franquias com caráter exclusivo, o banco oferece capital de giro com aplicação financeira após simulação de como vai ser o financiamento e o empreendedor tem até 4 meses para começar a pagar.

 

Banco Safra

Oferece financiamento de até R$ 70 milhões (sujeito a análise e contrato) no Crédito para Pequenas Empresas.

Apesar de não ser um linha de financiamento para franquias com caráter exclusivo, oferece produtos como Conta Garantida, Cheque Empresarial e Capital de Giro e Antecipação de Cartões para garantir mais liquidez de vendas feitas a prazo com os clientes.

 

Banco Inter

Para empresários, o banco oferece capital de giro, antecipação de recebíveis com cartão e antecipação de títulos, carta fiança e Imóveis como garantia, embora não seja uma linha de financiamento para franquias com esse caráter exclusivo focado no setor, mas para vários perfis de empresários, o processo pode ser feito pelo site da instituição.

Confira agora algumas oportunidades de negócios:

 


 

Ainda tem dúvidas sobre investir? Veja também: